Faculdade de Engenharia Química
A Faculdade de Engenharia Química da Unicamp está organizada a partir da sua Congregação, como órgão máximo deliberativo, à qual estão submetidos a diretoria e todos os seus demais órgãos.
Sob a diretoria a Faculdade está organizada em três áreas, quais sejam: Área acadêmica, Área administrativa e Área tecnológica.
Na área acadêmica estão as coordenações acadêmicas (graduação, pós-graduação e extensão) e os departamentos (Departamento de Desenvolvimento de Processos Químicos, Departamento de Desenvolvimentos de Processos e Produtos, Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos, Departamento de Engenharia de Bioprocessos).
Na área administrativa estão a Coordenação Administrativa que abriga a Seção de Recursos Humanos e Protocolo, a Seção de Finanças, Compras, Patrimônio e Almoxarifado, Seção de Apoio Administrativo (SAA) e a Seção de Apoio ao Pesquisador (SAP). Na área administrativa se encontra também a Coordenação de Infraestrutura.
A área tecnológica abriga duas coordenações de serviços: Laboratório de Recursos Analíticos e Calibração (LRAC) que uma espécie de central analítica da Faculdade e a coordenação de tecnologia da informação, que cuida do parque de informática, da rede de lógica e internet e se dedica à manutenção e desenvolvimento de sistemas.
A Faculdade de Engenharia Química tem na sua Congregação o órgão colegiado deliberativo máximo, que é presidida pelo Diretor, cujo mandato é de 4 anos. A FEQ possui também um Diretor Associado.
A Congregação, órgão superior da Faculdade, se constitui de membros do corpo docente, do corpo discente e do corpo de servidores técnicos e administrativos.
A Congregação reúne-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões.
Composição atual da Congregação
A Congregação da FEQ conta com uma comissão assessora, Comissão de Docência e Pesquisada FEQ, composta por um docente de cada Departamento indicado pelo respectivo Conselho Departamental e em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, preferencialmente do nível MS-6.
A Comissão de Docência e Pesquisa reúne-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões
Na gestão acadêmica, a Faculdade conta com três coordenações e quatro departamentos. São as seguintes as coordenações acadêmicas:
Coordenação de Pesquisa e Extensão
As coordenações possuem as suas respectivas comissões que deliberam sobre os assuntos acadêmicos nas matérias pertinentes.
A Comissão de Pós Graduação é constituída por: Coordenador do Curso de Pós Graduação (Presidente), um docente de cada Departamento, indicado por este e um representante discente, eleito pelos seus pares para um mandato de um ano.
A Comissão de Graduação é constituída por: Coordenador do Curso de Graduação (Presidente), Coordenador Associado do Curso, um docente de cada Departamento, indicado por este, e dois representantes discentes eleitos pelos seus pares para um mandato de um ano, sendo um do curso integral e outro do curso noturno.
A Comissão de Pesquisa e Extensão constituída por: Coordenador de Pesquisa e Extensão (Presidente), um docente de cada Departamento, indicado por este, um representante Discente indicado pelos seus pares para um mandato de um ano e por um representante dos servidores não docentes designado pelo Diretor da Faculdade de Engenharia Química.
As comissões acadêmicas reúnem-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões.
A FEQ possui quatro departamentos com seus respectivos Conselhos Departamentais. Cada Conselho de Departamento se constitui pelo Chefe de Departamento e pelos professores do quadro docente em exercício nos Departamentos em caráter permanente.
Os Conselhos de Departamentos reúnem-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões
Os departamentos acadêmicos da FEQ são:
Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos (DESQ)
Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (DDPP)
Departamento de Engenharia de Processos (DEPro)
Departamento de Engenharia Materiais e Bioprocessos (DEMBio)
A coordenação administrativa é responsável pela gestão administrativa da Faculdade e conta com as seguintes seções:
Seção de Recursos Humanos e Protocolo
Seção de Finanças, Compras, Patrimônio e Almoxarifado
A Coordenação de Infraestrutura é responsável pela manutenção de toda infraestrutura física da Faculdade, incluindo a infraestrutura predial e os demais espaços externos da Faculdade.
O Laboratório de Recursos Analíticos e de Calibração (LRAC) é uma central analítica que visa atender às necessidades de análises e caracterizações de materiais dos pesquisadores da Faculdade, da Unicamp e de demandantes externos. O LRAC conta com um sofisticado conjunto de equipamentos e equipe especializada na prestação de serviços à comunidade interna e externa.
A Coordenação de Tecnologia de Informação é responsável pela manutenção do parque de equipamentos de informática, da rede lógica e de internet, bem como pela manutenção e desenvolvimento de sistemas. A coordenação conta com uma equipe permanente de técnicos e possui salas com computadores para o atendimentos às demandas de ensino e pesquisa.
Para auxiliar nas tomadas de decisões administrativas a FEQ conta ainda com o Conselho Interdepartamental composta pelos chefes dos departamentos acadêmicos, pelos coordenadores de graduação, pós-graduação e de Pesquisa e Extensão, além de representação discente e dos servidores não docentes.
Conselho Interdepartamental é um órgão consultivo e deliberativo da Faculdade, composto pelo Diretor (Presidente), pelas Chefias de Departamentos, pela representação discente, pela representação dos servidores técnico-administrativos, pelos Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação e pelo Coordenador de Pesquisa e Extensão.
O Conselho Interdepartamental reúne-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões.
A norma que rege o Conselho Interdepartamental está descrita na Deliberação da Congregação 193/2021
A composição atual do Conselho pode ser encontrado em no link: Composição atual da do CI
A Faculdade de Engenharia Química possui ainda várias comissões que auxiliam a administração e os órgãos colegiados na gestão, além de uma Coordenação Técnica da Unidade.
A Faculdade de Engenharia Química possui ainda várias comissões que auxiliam a administração e os órgãos colegiados na gestão, além de uma Coordenação Técnica da Unidade.
A FEQ possui ainda uma coordenação técnica da unidade (CTU) responsável pela assistência à direção quanto aos assuntos técnicos, administrativos e acadêmicos, bem como, pela articulação das coordenações de serviços e coordenações acadêmicas.
A Comissão de Espaço Físico da Faculdade de Engenharia Química, órgão assessor do Conselho Interdepartamental da Faculdade é constituída por: Diretor Associado (presidente), um docente de cada Departamento indicado por este e um representante dos servidores técnicos e administrativos indicado pelo Conselho Interdepartamental.
A Comissão de Espaço Físico reúne-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões.
A Comissão Setorial de Acompanhamento de Recursos Humanos (CSARH) tem por competência propor políticas e ações relativas aos recursos humanos junto às chefias e direção da FEQ, além de coordenar a realização do processo de avaliação de desempenho anual dos funcionários, propor atividades de melhoria de processos, atividades e procedimentos de trabalho.
A Comissão Local de Gerenciamento de Resíduos da Faculdade de Engenharia Química tem a finalidade de executar a política de gestão de resíduos da FEQ e da Unicamp, para a correta disposição dos resíduos gerados na FEQ.
O Objetivo da Comissão de Laboratório de Ensino é avaliar as disciplinas de laboratório sob diferentes aspectos, no intuito de sugerir e, quando for o caso, implementar mudanças visando sua modernização, padronização e adequação no sentido de atender as diretrizes curriculares do Projeto Pedagógico de Curso, além de buscar formas pedagógicas mais eficientes para ampliar e consolidar o conhecimento acerca dos fenômenos e operações abordados nessas disciplinas.
A Comissão de Segurança e Meio Ambiente da FEQ tem como objetivo estabelecer e criar as condições para a execução das políticas de segurança e meio ambiente da FEQ.
O NDE – Núcleo Docente Estruturante é constituído por indivíduos com liderança acadêmica no âmbito do corpo docente do curso da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp com as seguintes atribuições:
– Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais;
– Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
– Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
– Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão ligadas ao ensino de graduação em engenharia química;
– Propor à Comissão de Graduação (CG) sugestões de melhorias do processo de ensino e aprendizagem e adequações no projeto pedagógico do curso.
A Faculdade é regida pelo Estatuto e pelo Regimento da Unicamp, bem como pelo seu Regimento Interno, regimentos de departamentos e outros regulamentos.
A Faculdade é regida pelo Estatuto e pelo Regimento da Unicamp, bem como pelo seu Regimento Interno, regimentos de departamentos e outros regulamentos.
Regimento Interno da Faculdade de Engenharia Química
Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química
Estatuto e Regimento da Universidade
Regimento do Departamento de Desenvolvimento de Processos Químicos
Regimento do Departamento de Desenvolvimentos de Processos e Produtos
Regimento do Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos
Regimento do Departamento de Engenharia de Bioprocessos
Regimento da Comissão de Graduação
As composições dos colegiados e das comissões da FEQ, bem como, os calendários das reuniões podem ser encontrados nos links a seguir.